Lugar à funcionalidade

O Hyundai Inster é pequeno na forma, mas grande nas virtudes. É uma interessante alternativa elétrica no segmento dos citadinos

A marca coreana está muito ativa ao lançar importantes modelos 100% elétricos em todos os segmentos. O Hyundai Inster é uma interpretação inteligente das necessidades do cliente urbano, que também faz viagens longas.

O Inster começa por cativar pela imagem moderna e arrojada. A iluminação LED diurna com formato de pixel torna este modelo ainda mais apelativo e com um ar futurista.

Apesar das dimensões reduzidas, oferece um habitáculo espaçoso para quatro adultos. Igualmente notável a versatilidade deste modelo; os bancos, incluindo o do condutor, rebatem e os bancos traseiros têm regulação longitudinal, o que permite adaptar o interior às necessidades do momento. Não há nada igual no segmento. Os bancos são largos e cómodos, mas falta apoio lateral para o corpo. Os acabamentos são bons, embora predominem os plásticos duros o que também é normal neste segmento.

O equipamento da versão Style engloba sistemas de ajuda à condução do Hyundai Smart Sense, mas também sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Destaque para o sistema multimédia com ecrã tátil de 10,25 polegadas que integra a navegação e é compatível com Android Auto e Apple Carplay. O Inster está equipado com Bluetooth com reconhecimento de voz, cabo de carregamento ICCB, carregador sem fios para smartphone e portas USB, entre muitos outros elementos.

O Inster tem um motor elétrico de 97 cv, alimentado por uma bateria de 42 kWh, que lhe confere uma autonomia combinada de 327 km, que pode chegar aos 473 km em cidade. As performances são medianas, com uma velocidade máxima de 140 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 s.

A marca anuncia um consumo médio de energia de 14,3 kWh/100 km. Numa utilização mista cidade/estrada registámos um valor muito próximo do anunciado, mas em autoestrada disparou para 19 kWh/100 km e lá se foi a autonomia. O carregador de bordo de 11 kW permite recarregar a bateria em casa ou em postos públicos em quatro horas. Com um carregador rápido DC, é possível carregar até 100% em 55 minutos.

As dimensões compactas e a direção bem assistida fazem com que o Inster seja bastante agradável de conduzir em cidade, passa em todo o lado e é fácil de estacionar, a câmara traseira é sempre uma ajuda. Em estrada, este pequeno elétrico é confortável, fácil de conduzir e revela uma boa dinâmica. Quando se imprime um andamento rápido em estradas sinuosas surpreende pelo comportamento muito neutro, o que dá total confiança ao condutor. A partir do botão no volante, é possível escolher o modo de condução desejado entre Eco/Normal/Sport/Individual. O Inster tem cinco níveis de regeneração na desaceleração, incluindo o “i-pedal” que imobiliza o carro no final da desaceleração. No momento de parar, esteve igualmente à altura graças aos travões de disco às quatro rodas.

 O Hyundai Inster Style custa 28.000 euros, não sendo o preço mais competitivo é, no entanto, justificado pelo elevado nível de equipamento e tecnologia a bordo. Acresce a vantagem da garantia geral de sete anos sem limite de quilómetros e de oito anos ou 160.000 km para a bateria.