Pássaro deixa 258 passageiros da TAP em terra

Um pássaro obrigou ontem um avião da TAP que voava para Lisboa com 258 pessoas a bordo a regressar ao aeroporto de Brasília, confirmou o SOL.

Pássaro deixa 258 passageiros da TAP em terra
O avião, que descolou do aeroporto brasileiro Juscelino Kubitschek, pouco depois das cinco da tarde, estava no ar há 15 minutos quando a ave atingiu uma dos reactores.

O piloto decidiu então voltar para trás, como é habitual nestes casos, e apesar do reactor ter ficado danificado o aeroporto não precisou de accionar os meios de socorro em terra.

Ao SOL o porta-voz da TAP confirmou que os passageiros, que ficaram em Brasília, embarcarão ainda hoje com destino a Lisboa, mas num outro avião. «Os passageiros que ontem ficaram em Brasília vão regressar no avião que levará a equipa técnica com as peças necessárias para a reparação do aparelho», adianta António Monteiro, explicando que o reactor do avião ficou bastante danificado com o embate.

As colisões de pássaros com aviões são cada vez mais comuns devido ao aumento do tráfego. No Brasil os aeroportos registam quase mil casos por ano, revelam os dados do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

joana.f.costa@sol.pt