Governo do Uruguai vai vender cannabis

O presidente do Uruguai, José Mujica, ratificou esta semana o decreto que autoriza o consumo individual de dez gramas de Cannabis por semana. Com a nova lei, o Estado uruguaio torna-se o primeiro do mundo a controlar o mercado de Cannabis, da cadeia de produção à distribuição e venda.

Governo do Uruguai vai vender cannabis

O presidente, José Mujica, explica esta liberalização como uma “experiência” e já antevê críticas. “Os retrógrados que não querem mudar nada, certamente vão surpreender-se”, disse à cadeia BBC Mundo.

A legislação foi aprovada em Dezembro no Parlamento e surge em resposta ao problema do consumo de drogas no país. Mujica assume-se como pioneiro: “[Vamos iniciar] um caminho que é difícil, mas que pode deixar um pouco de conhecimento à humanidade”, considera.

O líder uruguaio não pretende discutir profundamente o tema com o presidente americano, Barack Obama, no encontro agendado para segunda-feira, em Washington. “O país que mais comercializa Cannabis é os Estados Unidos”, justifica o sul-americano. “Mas eles não fazem nada com espírito de experimentar. Vão pela via do mercado, vendendo sem cuidado”, acrescentou, referindo-se aos Estados americanos que legalizaram a Cannabis para fins recreativos ou medicinais.

sonia.balasteiro@sol.pt