Lucros da EDP Renováveis caem 27%

O resultado líquido da EDP Renováveis diminuiu para 65,9 milhões de euros nos tês primeiros meses do ano. As receitas foram afectadas pela redução do preço de venda e impactos cambiais.

A empresa liderada por Manso Neto fechou o primeiro trimestre do ano com lucros de 65,9 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 27% face a período homólogo. A queda é justificada com "eventos não recorrentes, diferenças cambiais e ganhos de capital".

No comunicado enviado hoje à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a energética refere que as receitas desceram 5%, para 381 milhões de euros. Uma quebra justificada pelo "menor preço médio de venda na Europa e impactos cambiais".

No total o impacto cambial foi de menos 7 milhões de euros devido às operações nos EUA e no Brasil.

Já o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, apreciações e depreciações) apresentou uma descida de 9%, para 289 milhões de euros.

A maior parte das receitas da EDP Renováveis provém da Europa, ainda que o volume de negócios no ‘velho continente’ tenha caído 9% para 238,6 milhões de euros.

As operações no Brasil também registaram um decréscimo de 3% para 16,1 milhões de reais (cerca de 5 milhões de euros).

Pelo contrário, na América do Norte verificou-se um aumento de 7% para 187,9 milhões de dólares (cerca de 135 milhões de euros).

sara.ribeiro@sol.pt