Sociedade

30 mil queixas por excesso de horas à espera nos hospitais e centros de saúde

As horas de espera que os utentes passam nos serviços de saúde para conseguirem receber cuidados médicos são as situações que originam mais reclamações. 

30 mil queixas por excesso de horas à espera nos hospitais e centros de saúde

Segundo o relatório de actividades da Inspecção-geral das Actividades em Saúde (IGAS), que na sexta-feira será publicado no site deste organismo, o tempo de espera gerou 15.944 queixas, em 2011, e 13.890, em 2012. 

A diminuição do número de reclamações resulta, de acordo com a IGAS, do facto de se ter verificado também uma quebra da actividade dos estabelecimentos de saúde.

Os dados foram apurados através de um inquérito feito a 88 hospitais, oito unidades locais de saúde e 56 agrupamentos de centros de saúde.

O documento refere ainda que as unidades de saúde não estão a cumprir devidamente o tempo de resposta aos cidadãos que reclamam no livro amarelo. Segundo a IGAS, os hospitais demoraram, em média, entre 62 e 64 dias a responder e os centros de saúde entre 39 a 42 dias. 

Ao todo, 117 entidades não cumpriram, em 2011, os prazos estabelecidos por lei para dar uma resposta ao utente, numero que subiu para 127, em 2012.

catarina.guerreiro@sol.pt

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