GNR desmantela estufas de cultivo de drogas em Ponte da Barca

A GNR desmantelou uma estufa de cultivo de cannabis e liamba, no anexo de uma habitação em Ponte da Barca, apreendeu 6.579 doses individuais e deteve um homem de 34 anos, anunciou sexta-feira fonte daquela força policial.

Segundo a mesma fonte, a operação, desenvolvida pelos militares do Núcleo de Investigação Criminal de Arcos de Valdevez, ocorreu sexta-feira num anexo de uma residência em Ponte da Barca "destinado exclusivamente ao cultivo de plantações de cannabis". 

De acordo com o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, no decurso da busca, autorizada pelo suspeito, os militares encontraram "várias estufas montadas no interior da residência e a organização do espaço em função das várias fases de maturação das plantas". 

"O anexo estava preparado com todo o equipamento necessário para proporcionar as condições ideais para uma cultura intensiva de plantas", lê-se no comunicado da GNR. 

No local, os militares encontraram "holofotes especiais para criar uma temperatura ambiente ideal, um sofisticado sistema de exaustão com recirculação de ar e extracção de cheiros, para o qual teve que reforçar todo o sistema eléctrico do anexo, medidor digital da temperatura/humidade e isolamento, e todo o material e equipamento relacionado com o cultivo daquelas drogas". 

Entre a apreensão contam-se 2.047 gramas de liamba, 93 plantas de cannabis, com peso total de 14.400 gramas, o que totaliza cerca de 6.579 doses individuais. 

O homem de 34 anos, residente naquele concelho, é ouvido hoje de manhã em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de turno de Viana do Castelo.  

Lusa/SOL