Noite Longa na TV: resultados só às 22h

A emissão da noite eleitoral de domingo das televisões portuguesas será feita dos ingredientes do costume: comentadores em estúdio, directos das sedes de campanha, reportagens sobre o acto eleitoral em Portugal e nos restantes 27 países da União Europeia. Com uma diferença: só às 22h começarão a ser divulgados os primeiro resultados oficiais das eleições…

Sócrates, Marcelo e Mendes

Na RTP1, José Sócrates e Nuno Morais Sarmento farão a análise da evolução da longa noite. José Rodrigues dos Santos, João Adelino Faria e Carlos Daniel serão os jornalistas em estúdio. Às 20h, hora de fecho das urnas em Portugal (por causa do fuso horário dos Açores), será divulgada a projecção RTP/Universidade Católica. Até às 22h, momento em que a Direcção-Geral da Administração Interna (DGAI) liberta resultados, “vão ser trabalhadas e analisadas as sondagens”, disse ao SOL, José Manuel Portugal, director de Informação da estação pública.

Na SIC, o comentador da casa, Luís Marques Mendes, junta-se ao socialista António Vitorino. A emissão em estúdio é conduzida por Clara de Sousa e por  Rodrigo Guedes de Carvalho.  Além do trabalho sobre a sondagem da Eurosondagem, haverá ligações em directo às sedes de candidatura e directos da outra eleição marcante do dia, na Ucrânia, onde está a enviada especial Cândida Pinto. A emissão arranca na SIC às 20h, em simultâneo com a SIC Notícias, e prolongar-se-á na estação informativa com a análise que será feita nos programas de debate Quadratura do Círculo e Eixo do Mal.

Na TVI, os comentários serão assegurados por Marcelo Rebelo de Sousa e Constança Cunha e Sá,  numa emissão conduzida em estúdio por José Alberto Carvalho, Judite de Sousa e Pedro Pinto. Na TVI 24,  a emissão é conduzida por Paulo Magalhães e conta com os comentadores da estação Manuela Ferreira Leite e Augusto Santos Silva.

Parlamento Europeu divulga projecção às 21h

Pelas 21h, o Parlamento Europeu divulgará projecções, que serão transmitidas pelas televisões portuguesas.
E durante todo o dia as redacções das três televisões estarão envolvidas com reportagens e acompanhamento do processo eleitoral.

telma.miguel@sol.pt