Campanha do Banco Alimentar arranca em duas mil lojas e bombas de gasolina

No próximo fim-de-semana, haverá mais uma campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar. Em mais de dois mil estabelecimentos comerciais, cerca de 40. 800 voluntários estarão a entregar sacos de plástico e a recolher alimentos que serão depois canalizados para as famílias com mais dificuldades. Este ano, também será possível contribuir para esta causa…

A campanha decorrerá nos 21 bancos alimentares organizados pelo país e, pela primeira vez, em Angola, onde esta organização começou a dar os primeiros passos no início do ano. Entre 30 de Maio e 8 de Junho, será também possível contribuir na campanha “Ajuda Vale”, bastando, para isso, pedir um vale com um código de barras específico do alimento que quer doar nas caixas dos supermercados. 

Segundo avançou ao SOL a presidente dos Bancos Alimentares, “estes vales estarão também, e pela primeira vez, disponíveis em mais de 300 postos de abastecimento de combustível da GALP, BP e CEPSA, que aderiram entusiasticamente a esta acção de solidariedade, transformando os seus colaboradores em voluntários pela causa da luta contra a fome”. Os donativos podem também ser feitos através da internet.

Em Portugal, e segundo dados disponibilizados pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em 2013 foram apoiadas 2.254 instituições de solidariedade que entregaram os produtos alimentares a mais de 375 mil pessoas, sob a forma de cabazes de alimentos ou refeições confeccionadas. No total foram angariadas 23.811 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 33.935 milhões de euros), uma média diária de 95 toneladas por dia útil. 

As recolhas nos supermercados são apenas uma das fontes de angariação dos produtos que são distribuídos ao longo de todo o ano. Além do contributo da população, os bancos alimentares fazem chegar às famílias e instituições alimentos provenientes dos excedentes agrícolas, da indústria e da União Europeia.

 rita.carvalho@sol.pt