Snowden quer viver no Brasil

Em entrevista à Globo TV, Snowden garantiu ter pedido asilo ao Brasil. A viver há dez meses em Moscovo, o americano, que em 2013 se tornou o homem mais procurado do mundo, por ter revelado programas de espionagem global do Governo dos EUA, garantiu que está feliz e considera ter uma vida “surpreendentemente aberta”.

Mas a Rússia não foi a sua primeira opção de asilo. Na entrevista concedida em Moscovo, Snowden revelou que o seu destino preferencial sempre foi a América do Sul e que pediu oficialmente asilo ao Brasil . “Nunca escolhi ficar na Rússia. Nos 40 dias em que fiquei preso no aeroporto de Moscovo, porque o meu passaporte tinha sido cancelado, enviei pedidos formais de asilo a vários países. O Brasil era um deles”, revelou o ex-espião. 

As mais recentes revelações de Snowden deixaram Dilma Rousseff sob o escrutínio da imprensa brasileira que recordou que, na altura, a presidente negou o pedido de asilo: “A nós, não foi encaminhado nada”.

Quando soube, no decorrer da entrevista, que o Governo brasileiro negou ter recebido a sua solicitação, o americano mostrou-se surpreso. “Só se não cumpri com todas as exigências do processo”, duvidou, ainda  com esperança de obter uma resposta positiva ao seu pedido. “Adorava morar no Brasil”, contou.

sonia.balasteiro@sol.pt