Vítor Gaspar apresenta-se

A poucos dias de iniciar funções em Washington, no Departamento de Assuntos Fiscais do FMI, o ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar apresenta-se numa entrevista no site do Fundo Monetário Internacional.

Vítor Gaspar apresenta-se

"Estou entusiasmado com o meu próximo desafio no Fundo", afirma Vítor Gaspar, que assume ser director do FMI vai trazer novos horizontes ao seu currículo.

"É entusiasmante assumir a liderança de um centro de excelência em finanças públicas reconhecido internacionalmente. É algo que vai alargar a minha experiência internacional a um nível global", reconhece o ex-ministro de Pedro Passos Coelho, numa curta entrevista que tem como grande objectivo dar a conhecer o novo director do FMI.

Num nível mais intimista, Gaspar revela que joga ténis com frequência e gosta de ir ao ginásio, de ler e de ouvir música, mas também de estar com amigos e familiares. "Estar com pessoas, especialmente com a minha família é muito importante", revela.

Vítor Gaspar diz que o seu primeiro objectivo à frente do departamento que vai director em Washington é "fornecer serviços de alta qualidade" aos países membros do Fundo no que toca a questões fiscais e "contribuir para um debate sobre políticas a nível global".

Gaspar identifica as questões demográficas como um dos principais desafios que a economia mundial enfrenta e alerta para os problemas que enfrentam países com baixos rendimentos para fazer face "a uma procura crescente de serviços públicos e infra-estruturas de alta qualidade".

Veja a entrevista: AQUI

margarida.davim@sol.pt