Vida

Notícias falsas inundam a internet

Ronaldo acabou com Irina? Marinho Pinto promete chicotear “maricas de Bruxelas”? Diogo Morgado vai estar no elenco da Guerra dos Tronos? As notícias aparecem em links que se espalham como vírus nas partilhas das redes sociais. Mas nem tudo o que parece é: as páginas de jornais online são afinal falsas.

A resposta para o mistério está no site http://shrturl.co/, que funciona como um verdadeiro gerador de notícias falsas.

Acedendo a esta página, qualquer internauta com sentido de humor e vontade de espalhar boatos consegue criar uma notícia completamente falsa com o aspecto de um dos vários sites noticiosos, dando realismo ao link que partilha.

Depois de criar a notícia falsa, basta partilhar o link nas redes sociais e esperar que o efeito viral faça o resto.

Graças ao aspecto realista dos links, é fácil fazer passar um boato por uma informação confirmada.  

No caso da notícia sobre a participação do actor português Diogo Morgado na série norte-americana Guerra dos Tronos, o engano foi perfeito: a informação falsa acabou por aparecer na capa do Diário de Notícias deste sábado.

Esta segunda-feira, já circula pelas redes sociais uma notícia com declarações inventadas do recém-eleito eurodeputado Marinho Pinto, segundo as quais o candidato do MPT afirma ter comprado numa feira um cinto para “utilizá-lo nas costinhas de todos aqueles que se aventurarem a ter ideias amaricadas” em Bruxelas.

A notícia é completamente falsa mas aparece com o layout da página da TVI24.

O esquema é o mesmo no caso da página falsa do jornal Record, que circula com o título “Cristiano anuncia separação de Irina”.

Quem não quiser comprar gato por lebre, basta estar atento ao endereço que aparece no link das notícias. É que, em vez de aparecer o site noticioso onde supostamente foi publicada a notícia, o que aparece é a morada http://shrturl.co/. Quando vir este link, já sabe que está perante uma brincadeira que pode ser de mau gosto e não se trata de um trabalho jornalístico.

margarida.davim@sol.pt