Um bigode à Irlanda e um cheirinho de Ronaldo

No último teste antes do Mundial, tudo foram boas notícias para Portugal. Goleada sobre uma fraquinha Irlanda (5-1), Ronaldo foi titular e a mostrar um cheirinho do seu melhor e um Hugo Almeida goleador. Mais Pepe, que também regressou. Ah, e ainda os golos de Vieirinha e Coentrão.  

Um bigode à Irlanda e um cheirinho de Ronaldo

Em resumo, um bigode à Irlanda numa partida a brincar antes de entrar a doer já na segunda-feira com a Alemanha.

Na madrugada portuguesa (o jogo começou à 1h de Lisboa), New Jersey mostrou um estádio cheio dividido com portugueses e irlandeses, ambos na expectativa de ver Ronaldo, muito queixoso do joelho nas últimas semanas. Cada toque, pique, finta tinha tantos gritos de euforia como de preocupação.

O capitão cumpriu. Num livre atirou ao poste (noutro não marcou porque houve uma boa defesa), esteve na jogada do 2-0 com um toque de calcanhar a desmarcar Coentrão (o cruzamento bateu em Keogh e entrou na própria baliza) e cabeceou para a defesa incompleta do guarda-redes irlandês, que Hugo Almeida aproveitou para fazer 3-0.

Aliás, o avançado com o seu bigode farfalhudo à Feeddie Mercury (que ele diz usar para dar sorte), para já deu golos.

Foi dele o cabeceamento que colocou Portugal a vencer bem cedo no jogo, logo aos 3 minutos.

A partir dai foi tudo mais fácil. Com Patrício de volta à baliza, depois de Bento ter utilizado Beto e Eduardo nos dois particulares anteriores, e o meio campo entregue a Moutinho, Meireles e William.

A defesa, ainda sem Pepe – entrou na segunda parte – jogou com Neto e Ricardo Costa no meio, ladeados por Amorim e Coentrao.

Varela, que fez os cruzamentos para dois golos, ocupou a ala oposta a Ronaldo.

O golo da Irlanda mostrou o pior de Portugal. Surpreendidos pela marcação rápida de um livre, McClean bateu Patrício sem marcação.

Aos 64 minutos Ronaldo saiu sob ovação mas, mais que isso, mostrou estar em condições. Apesar de ter sido imediatamente assistido por um médico para precaver o que houvesse para precaver – e ficou de perna estendida com gelo até a partida acabar.

Antes do final, o golo de estreia na selecção de Vierinha. E outro de Fábio Coentrão. Deu para tudo. As assistências foram de Nani, que até marcou e de calcanhar, mas estava fora-de-jogo e não contou.

 

Ficha de jogo

Portugal-Irlanda, 5-1

Estádio em New Jersey, EUA.

Equipas titulares:
Portugal
Rui Patrício; Rúben Amorim, Ricardo Costa, Luís Neto, Fábio Coentrão; William, Raul Meireles, João Moutinho; Varela, Cristiano Ronaldo (capitão); Hugo Almeida

República da Irlanda
David Forde; Stephen Kelly, Richard Keogh, Alex Pearce, Stephen Ward; Aiden McGeady, Jeff Hendrick, David Meyler; Wes Hoolahan, James McClean, Jon Walters (capitão)

fel@sol.pt