Relatório irá determinar se desalojados da ilha do Pico regressam às suas casas após derrocada

Os desalojados da derrocada que sexta-feira ocorreu na ilha do Pico aguardam pelo relatório do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) para saberem se poderão ou não regressar às suas casas

Relatório irá determinar se desalojados da ilha do Pico regressam às suas casas após derrocada

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) explicou à agência Lusa que os desalojados vão manter-se em casa dos seus familiares, sendo pouco provável que haja condições de segurança para que regressem às suas habitações.

Cerca de trinta pessoas ficaram desalojadas sexta-feira na sequência de uma derrocada de grandes proporções que teve lugar na encosta de São Miguel Arcanjo, concelho de São Roque do Pico, tendo sido encaminhadas para casas de familiares e para os bombeiros locais por motivo de segurança.

Sexta-feira, o presidente da Câmara de São Roque do Pico já admitia à Lusa que as habitações que ficaram em risco na sequência da derrocada poderiam não ser habitadas de novo.

"As pessoas foram todas evacuadas a seu tempo. Algumas foram para casa de familiares e outras para o quartel dos bombeiros e estão a ser acompanhadas pelo gabinete de ação social da câmara municipal e pelos serviços da Secretaria Regional da Solidariedade Social [do Governo dos Açores], para que o realojamento seja feito o mais rápido possível", declarou à agência Lusa Mark Anthony Silveira.

O Governo dos Açores, através das secretarias regionais da Solidariedade Social e do Turismo e Transportes, continua a acompanhar no terreno a situação, a par da Câmara Municipal de São Roque do Pico.

A circulação automóvel e pedonal continua entretanto interdita no arruamento municipal ao longo da zona afetada, apesar de não se terem registado mais movimentos do solo desde a derrocada de sexta-feira.

Lusa/SOL