Olha! Um carro a voar

A célebre frase ‘passa por cima’ num engarrafamento de trânsito está prestes a tornar-se realidade. Em Telavive, a segunda maior cidade de Israel, está a ser construída uma pista suspensa para carros voadores, obra da responsabilidade da empresa norte-americana SkyTran. 

Num projecto-piloto, os veículos com capacidade para duas pessoas deslocam-se suspensos por cabos magnéticos, a 20 metros do solo, o que será uma boa alternativa às estradas congestionadas. A ideia é que quem queira usufruir deste novo meio de transporte público, use o seu smartphone para o efeito. 

Para já, a SkyTran está apenas a construir uma rede de 500 metros no campus da Indústria Aeroespacial Israelita. Se a ideia vingar, ou seja, se for comprovada que a tecnologia funciona e que pode ser adoptada comercialmente, a próxima etapa é construir-se uma rede em grande escala. 

Ao ter, portanto, viabilidade, países como a Índia e os Estados Unidos, onde o trânsito tem fama – e proveito – de caótico, podem ser os próximos a beneficiar deste projecto da SkyTran – empresa californiana sediada no Parque de Investigação da Nasa e que pretende revolucionar os transportes públicos. “Isto vai despertar o mercado para a produção de veículos autónomos. 

É mais barato do que construir uma linha de comboios e usa uma parte da paisagem urbana, a 20 metros do chão, que não é utilizada actualmente”, defende Joe Dignan, especialista em cidades inteligentes. 

filipa.moroso@sol.pt