Visita dos reis de Espanha reflecte ‘solidez e intensidade’ das relações entre os dois países

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou hoje que a visita dos reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, “reflecte a solidez e a intensidade das relações entre Portugal e Espanha”.

Visita dos reis de Espanha reflecte ‘solidez e intensidade’ das relações entre os dois países

"Esta visita reflecte a solidez e a intensidade das relações entre Portugal e Espanha, relações de países vizinhos, relações de países amigos, marcadas pelo respeito mútuo e pelo trabalho em conjunto em múltiplos assuntos de interesse comum", declarou o Presidente da República.

Cavaco Silva falava na Sala das Bicas, no Palácio de Belém, em Lisboa, após um encontro com Felipe VI, numa declaração conjunta dos dois chefes de Estado.

"No encontro que acabámos de ter constatámos que as nossas relações nunca foram tão intensas e tão diversificadas, nos mais variados níveis. Ao nível das instituições, dos empresários, dos jovens, dos cientistas, das universidades, dos agentes culturais, na segurança, entre os parceiros sociais", afirmou o Presidente.

"Vamos continuar por este caminho, e o excelente relacionamento entre Portugal e Espanha pode também ser aproveitado nas instâncias internacionais, na União Europeia, para a defesa dos interesses comuns", declarou.

Cavaco Silva quis prestar "homenagem" aos pais de Felipe VI, os reis Juan Carlos e Sofia, "pelo legado" que deixaram de "excelente relacionamento entre Portugal e Espanha", manifestando-se "certo" de que esse "caminho" continuará a ser trilhado.

"O reinado que agora suas majestades iniciam constitui uma renovação geracional que irá marcar certamente a história de Espanha. Desejo-vos as maiores felicidades", disse.

O Chefe de Estado português expressou "imensa satisfação e uma grande honra" por acolher Felipe VI e Letizia "neste primeiro périplo de visitas de apresentação", após a coroação do monarca espanhol, no dia 19 de Junho. 

"É para nós portugueses uma visita muito especial. Os portugueses sempre tiveram um carinho muito especial em relação a família real espanhola", disse.

Cavaco Silva salientou ainda que esta visita foi também uma oportunidade para a rainha Letizia e a sua mulher, Maria Cavaco Silva, "se encontrarem e trocarem impressões sobre um tema que a ambas interessa, as doenças raras", numa referência ao encontro que tiveram com a presidente da federação portuguesa de associações daquelas doenças.

No final da declaração, o Presidente da República disse esperar que Felipe VI e Letizia possam no futuro fazer uma visita "um pouco mais demorada" a Portugal, contactando com o povo português e "outras regiões do país".

Os reis de Espanha encontram-se hoje de visita a Portugal a convite do Presidente da República.

Lusa/SOL