Bronquite aguda afasta Rui Costa do top 10 do Tour

Mostrou claras dificuldades na última subida da etapa (3.ª categoria), perdeu 1.36 minutos para os favoritos e afastou-se do top 10 da classificação geral da Volta a França. Rui Costa (Lampre) teve um “dia mau” na 11.ª etapa e caiu para o 14.º posto, a 5,34 minutos do camisola amarela Vicenzo Nibali.

Bronquite aguda afasta Rui Costa do top 10 do Tour

Sabe-se agora que o maior obstáculo do actual campeão do mundo não foi a dificuldade do trajecto, mas sim uma bronquite aguda.

"Hoje passei um dia mau. Ao início pensei que fosse devido ao calor e dia de descanso de ontem, mas depois de ser visto pelo médico, foi me detectado uma bronquite aguda. Desde ontem que sinto dificuldade em respirar e hoje tive o mesmo problema. Talvez devido à diferença de temperatura entre os primeiros dias e hoje. Tivemos uns dias de muito frio e chuva e já hoje a temperatura chegou a ascender os 30.ºC. Já estou a ser medicado e espero por dias melhores", explicou o ciclista da Lampre na sua página pessoal de Facebook.

Mas não foi o único que realizou uma tirada de sofrimento. Tiago Machado (NetApp) ainda não recuperou das mazelas sofridas na etapa anterior e cedeu mais 18 minutos: "Nunca ver a placa do 'Km 0' deixou-me tão contente! Sofri como um cão, mas estou feliz por terminar a etapa".

hugo.alegre@sol.pt