Selfie sorridente em Auschwitz gera polémica

Uma adolescente norte-americana que publicou um auto-retrato tirado no antigo campo de concentração nazi de Auschwitz, na Polónia, está a ser alvo de duras críticas.

Em causa está a expressão sorridente da jovem turista e o ‘smiley’ que acompanha a legenda da foto: “Selfie no campo de concentração de Auschwitz”.

Desde a publicação, a fotografia de Breanna Mitchell já foi partilhada 3.781 vezes e foi motivo de vários artigos críticos na imprensa online – “Uau, sou famosa”, comentou sarcasticamente.

No entanto, a adolescente defende-se, explicando que estudou o Holocausto durante vários anos com o pai, que faleceu recentemente, e reservando-se o direito de sorrir onde quiser.

Auschwitz é o símbolo maior do terror nazi. Mais de um milhão de pessoas – a esmagadora maioria civis, incluindo mulheres e crianças – foram assassinadas naquele campo de concentração e extermínio. Judeus, ciganos e prisioneiros de guerra soviéticos foram as principais vítimas da barbárie, que incluiu experiências médicas, trabalhos forçados e massacres em câmaras de gás.