MUDE inaugura exposição de mobiliário dos edifícios do Estado Novo

O Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, inaugura hoje uma exposição que dá a conhecer a produção realizada, e quase desconhecida, de mobiliário de edifícios públicos do período do Estado Novo.

De acordo com o MUDE, quase todas as 100 peças de mobiliário entram pela primeira vez num museu, e uma parte dos exemplares encontrava-se ainda em uso, mas a maioria tinha sido "descartada".

"O Respeito e a Disciplina que a todos se impõe. Mobiliário para Edifícios Públicos em Portugal" é o título desta exposição que percorre o período entre 1934 e 1974, que é inaugurada hoje às 19h00, no MUDE, abre ao público na sexta-feira e ficará patente até 2 de Novembro.

Com curadoria de João Paulo Martins e design expositivo e gráfico de Pedro Ferreira e Rita João (Atelier Pedrita), com Nuno Caniça, a exposição ficará no 2.º piso do museu, com entrada livre.

"A atracção internacionalista", "Um estado conservador e totalitário", "Com o movimento moderno" e "Móveis-tipo" são os temas dos quatro vários núcleos da mostra.

A exposição nasceu do projecto de investigação "Móveis Modernos. 1940/1980", do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, que teve o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a cooperação do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

Lusa/SOL