Coca-Cola retira publicidade na Rússia

 A empresa americana Coca-Cola retirou a publicidade em quartos canais de televisão da Rússia. Três dos quais pertencem a um banco que está a ser alvo de sanções dos países Ocidentais relacionadas com o conflito ucraniano. O outro é administrado pelo ministério da defesa, segundo o jornal Vedomosti.

As emissoras REN-TV, Piaty Kanal e Domachny fazem parte de uma holding controlada pelo banco Rossiya. O canal Zvezda, gerido pelo ministro da defesa, exibe constantemente programas patrióticos.

As sanções adoptadas contra o banco Rossiya e contra seu presidente e principal accionista, Yuri Kovalchuk, proíbem as empresas americanas de fazer negócios com a empresa russa, considerado o banco pessoal de muitos altos funcionários do Kremlin.

A Coca-Cola negou qualquer tipo de motivação política para esta retirada de publicidade e afirmou que a decisão apenas é por motivos económicos.

"Decidimos concentrarmo-nos nas emissoras federais chave e as mais vistas pelo público que procuramos", afirmou à AFP Anna Kozlovskaia, porta-voz na Rússia da empresa americana.

O jornal Vedomosti destaca que a Coca-Cola é um dos maiores investidores em publicidade na Rússia, que conta actualmente com um orçamento anual de mais de 2,5 bilhões de rublos (51,7 milhões de euros).