ONU pede ajuda à comunidade internacional

A directora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, pediu hoje à comunidade internacional que ajude os países afectados a combater a epidemia de Ébola, a pior em quatro décadas. 

ONU pede ajuda à comunidade internacional

Em conferência de imprensa, Chan afirmou que os países da África Ocidental mais atingidos pela epidemia – Libéria, Serra Leoa, Guiné-Conacri e Nigéria – "não têm meios para responderem sozinhos" à doença e pediu "à comunidade internacional que forneça o apoio necessário". 

A OMS declarou hoje a epidemia, que já matou, desde Março, 932 pessoas e infectou mais de 1.700, como "emergência de saúde pública de carácter mundial". 

"Uma resposta internacional coordenada é essencial para travar e fazer recuar a propagação mundial" do vírus do Ébola, sublinhou a comissão de emergência sanitária da organização. 

A comissão alertou que "os Estados devem estar preparados para detectar e tratar casos de Ébola" e "facilitar a retirada de cidadãos, em particular pessoal médico, que estiveram expostos ao vírus" da febre hemorrágica. 

O vírus do Ébola transmite-se por contacto directo com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. 

A febre manifesta-se através de hemorragias, vómitos e diarreias. A taxa de mortalidade varia entre os 25 e 90% e não é conhecida uma vacina contra a doença. 

Lusa/SOL