Bandeiras brancas na Ponte de Brooklyn? Alemães reivindicam acção

Dois artistas alemães reivindicaram a colocação de duas bandeiras brancas na Ponte de Brooklyn, em Nova Iorque – uma acção que revelou falhas de segurança numa das principais estruturas da maior cidade norte-americana.

Bandeiras brancas na Ponte de Brooklyn? Alemães reivindicam acção

Em comunicado, os berlinenses Mischa Leinkauf e Mattias Wermke afirmam que se tratou de um projecto chamado White American Flags (Bandeiras Brancas Americanas), parte integrante de uma série de acções de arte urbana.

O acto inofensivo mas bastante mediático causou polémica nos Estados Unidos quando, na manhã de 22 de Julho, os nova-iorquinos acordaram para a imagem de ‘rendição’. As teorias abundavam: seria um protesto político ou uma instalação artística? Nas redes sociais, e entre o humor e a loucura, houve até quem sugerisse que se tratava de uma mensagem de extraterrestres. 

Independentemente do carácter da acção, o que estava verdadeiramente em causa era uma falha do dispositivo de segurança que tinha permitido o acesso ao topo daquela importante e movimentada ponte numa cidade ainda traumatizada pelos devastadores atentados de 11 de Setembro de 2001.

Agora, e reforçada a segurança na ponte, os dois artistas alemães desfazem o mistério, ficando por saber se as autoridades nova-iorquinas tencionam processar o duo.

pedro.guerreiro@sol.pt