Poiares Maduro garante maior eficácia no cumprimento do serviço público da RTP

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, defendeu hoje que o Conselho Geral Independente da RTP, que iniciou funções na quinta-feira, trará “mais eficácia no cumprimento do serviço público e independência face a todos os poderes”.

"Estou convicto que este modelo de governo assegura uma eficácia maior no cumprimento do serviço público de rádio e televisão e, acima de tudo, independência plena face a todos os poderes", afirmou Poiares Maduro, na comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação.

Na sua intervenção inicial, o governante destacou que ao Conselho Geral Independente da RTP compete nomear o conselho de administração, supervisionar e fiscalizar a sua actuação bem como a conformidade com o contrato de concessão, substituindo assim a tutela. 

"Queremos garantir um serviço público de rádio e televisão que seja mais consensual, mais credível e que satisfaça os cidadãos. O que nos moveu em relação à RTP é a promoção da transparência, liberdade e independência face a todos os poderes", acrescentou. 

A professora universitária Ana Lourenço, o vice-reitor da Universidade de Lisboa, António Feijó, a gestora cultural Simonetta Luz Afonso, o professor universitário Manuel Pinto, o ex-presidente da ANACOM Álvaro Dâmaso e o ex-administrador da Fundação Gulbenkian Diogo Lucena foram hoje formalmente investidos em funções por Miguel Poiares Maduro.

Lusa/SOL