Mais de 200 mil pessoas isoladas após cheias na Índia

Mais de 200 mil pessoas continuam isoladas na província de Kashmir, Índia, apesar do recuo das cheias que têm devastado a região dos Himalaias, incluindo o vizinho Paquistão, anunciaram as autoridades locais.

Mais de 200 mil pessoas isoladas após cheias na Índia

As cheias e o deslizamento de terras durante dias, na época das monções, já provocaram mais de 450 mortos no Paquistão e na Índia, com as equipas de resgate a tentarem lidar com o desastre em larga escala.

Apesar das cheias lamaçentas subsistirem, as equipas de emergência têm conseguido, contudo, resgatar muitas pessoas em Srinagar, a principal cidade de Kashmir, e nas áreas vizinhas, que foram atingidas pelas piores cheias deste século.

Segundo um comissário da região de Jammu, as equipas de socorro conseguem agora entrar nas casas para resgatar pessoas que estavam isoladas, mas também têm encontrado cadáveres.

O governo federal estima que pelo menos 200 pessoas morreram e cerca de 130 mil tiveram que ser salvas por equipa de socorro em Kashmir. Calcula-se que outras 200 mil pessoas permaneçam ainda isoladas e à espera de auxílio.

Há receios de que doenças possam eclodir na região, havendo carcaças de animais espalhadas pelas ruas.

Um dos responsáveis locais alertou ainda que as casas danificadas pelas cheias terão que ser reconstruídas rapidamente antes que o "frio intenso" do inverno chegue à região.

De momento, foram instalados 137 campos de acolhimento no vale de Kashmir, que prestam auxílio a 100 mil pessoas.

Também a "água para beber é um problema", tendo as autoridades aconselhado algumas medidas básicas para a população evitar doenças.

Cada família desalojada vai receber uma ajuda monetária para reconstruir a sua casa e receber comida gratuita durante seis meses, assegurou um responsável governamental.

Mais de 5.000 pessoas estão à espera no aeroporto pela possibilidade de saírem da região afectada.

Lusa/SOL