Um pritzker no CCB

Conhecer a obra do mais premiado arquitecto espanhol contemporâneo e perceber a sua relação profunda com a história da arquitectura e como a transpõe para os seus projectos. É este o convite que, segundo Dalila Rodrigues, administradora do Centro Cultural de Belém, a Garagem Sul faz ao inaugurar, nesta terça-feira, a exposição ‘Rafael Moneo, Uma…

Nesta primeira grande retrospectiva do Pritzker 1996 – além do mais importante prémio de arquitectura mundial, Moneo também recebeu, em 2012, o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes -, estão reunidos 46 dos seus projectos, divididos em cinco secções, com 18 maquetas, 142 fotografias e 98 desenhos originais, entre eles, dos conhecidos Museu Nacional de Arte Romana, em Mérida, e da ampliação do Museu do Prado, em Madrid. “Diria que a obra de Rafael Moneo enquanto arquitecto, professor e pensador mostra que a arquitectura é uma área fundamental da cultura. É um arquitecto muito próximo de nós até pelo modo como a sua obra está associada aos grandes equipamentos culturais que frequentamos no país vizinho”, comenta a responsável pela chegada a Lisboa desta exposição, que inicia assim a sua itinerância internacional depois de uma primeira apresentação na Fundação Barrié, na Corunha. 

A mostra, reforça o comissário Francisco González de Canales, “narra a história profissional de um arquitecto que procurou definir uma aproximação ao projecto arquitectónico assente numa base disciplinar estável (…), assumindo a difícil posição de reivindicar a arquitectura como cultura e forma específica de conhecimento”. Assim, continua, o que se pode encontrar em 'Rafael Moneo, Uma Reflexão Teórica a partir da Profissão' é uma narração que, além de revisitar a obra de um arquitecto em particular, “reflecte igualmente uma parte importante da história da arquitectura recente através do seu olhar”. 

Moneo por Moneo

É esse forte lado autoral, “de uma densidade notável”, que Dalila Rodrigues destaca. “A mim, como historiadora de arte, interessa-me na obra de Rafael Moneo essa ligação profunda com a história da arquitectura e, num sentido mais abrangente, a história da humanidade de um ponto de vista formal e estético, bem como do ponto de vista funcional e social”. 

Tal como aconteceu com o arquitecto japonês Sou Fujimoto – que há precisamente um ano inaugurou 'Futurospective Architecture' na Garagem Sul -, a acompanhar esta nova exposição realiza-se esta terça-feira à noite (21h) uma conferência com Rafael Moneo, de entrada livre, no Grande Auditório do CCB. 

alexandra.ho@sol.pt