Ministra das Finanças avisa que OE não pode afastar-se do rigor orçamental

A ministra das Finanças avisou hoje que o Orçamento do Estado para 2015 não poderá afastar-se do esforço de redução do défice que tem vindo a ser feito. Numa intervenção no encontro anual dos bancos centrais de língua portuguesa, em Lisboa, Maria Luís Albuquerque frisou que o equilíbrio das contas públicas é essencial para um…

Ministra das Finanças avisa que OE não pode afastar-se do rigor orçamental

“O último ano ficou marcado pela conclusão do programa de ajustamento e por uma recuperação gradual da economia, dando início a um novo ciclo. Mas saída de uma situação de emergência não significa que a exigência seja menor”, referiu a ministra, lembrando os compromissos orçamentais com que o país está comprometido.

“A economia está mais forte do que há um ano, mas o ajustamento não está concluído”, realçou. Para a ministra, "importa aprofundar mudanças já postas em práticas, mas as reformas estruturais não são suficientes. A sustentabilidade das contas públicas e do sistema financeiro são essenciais”.

A ministra salientou, apesar de tudo, o caminho já percorrido na melhoria na transparência das contas públicas. “A opacidade do passado, que permitiu surpresas negativas em cada novo governo, já não existe”.