Governo espanhol está a investigar circunstâncias do contágio de ébola

A ministra de Saúde espanhola disse hoje que as autoridades estão a comprovar se os protocolos foram adequadamente seguidos caso da auxiliar de enfermaria, que se confirmou ter contraído o vírus do ébola em Madrid.

Governo espanhol está a investigar circunstâncias do contágio de ébola

"Estamos a averiguar a fonte de contágio, verificando se se seguiram estritamente todos os protocolos estabelecidos. Vamos colocar todos os meios necessários à disposição dos médicos e enfermeiros para responder a estar situação", disse Ana Mato.

"Quero deixar uma mensagem de tranquilidade a todos os cidadãos. Contamos com pessoal magnificamente formado para tratar estas situações e com capacidade técnica para lidar com o caso", afirmou.

Hoje as autoridades sanitárias espanholas confirmaram que o primeiro caso de contágio na Europa ocorreu em Madrid, numa auxiliar de enfermaria que atendeu a segunda vítima mortal espanhola da doença, o missionário Manuel Garcia Viejo.

O missionário morreu no Hospital Carlos III de Madrid no passado dia 25 de Setembro e hoje uma das enfermeiras que trabalhou no seu caso deslocou-se ao Hospital de Alarcon com febre e outros sintomas.

Duas análises realizadas durante o dia confirmaram o diagnóstico da doença, que já causou mais de 3.400 mortos desde que reapareceu em Março na África Ocidental.

Ana Mato explicou que quando o caso foi detectado se iniciou o protocolo de actuação, em coordenação pelo Governo central e pela Comunidade Autónoma de Madrid.

"Estamos a trabalhar de forma coordenada para dar a melhor atenção à paciente e para garantir a segurança de todos os cidadãos", disse.

"Tenham a certeza de que se estão a tomar todas e cada uma das medidas para garantir a melhor atenção ao paciente e para garantir a segurança do pessoal sanitário e de toda a população", afirmou.

Mato disse que Espanha mantém sobre o ébola "absoluta coordenação a nível nacional e internacional", colaborando activamente e seguindo todas as recomendações da OMS, especialmente desde que a 08 de Agosto se declarou o vírus de ébola como "emergência de saúde pública de importância internacional".

Lusa/SOL