A foto de um tubarão de boca aberta tornou-se viral. E controversa

Sim, parece saída de um filme de Steven Spielberg – Jaws (Tubarão). Só falta Richard Dreyfuss (Matt Hooper) para tornar esta fotografia um frame da pelíicula que atormentou os banhistas nas épocas balneares a seguir à estreia do filme em 1975.

Mas não se trata disso. Foi uma professora primária de New Jersey que tirou a fabulosa fotografia, dentro de uma gaiola no mar, na África do Sul. Que rapidamente ficou viral e está a provocar um debate saudável e polémico. É eticamente correcto usar iscos para atrair tubarões – alguns em vias de extinção – para gáudio dos turistas?

O mergulhador amador e fotógrafo é Amanda Brewer, 26 anos. Captou o momento em que o tubarão branco fêmea sai da água na Ilha Seal, na Baía Mossel, África do Sul. E mandou-a para a comunidade Your Shot da National Geographic.

“Não me assustei nem um bocadinho”, contou Brewer acerca do encontro com este monstro dos mares enquanto fazia mergulho dentro de uma gaiola. “Quando se está lá e à sua frente, não se tem medo. São lindos e majestosos e consegue perceber-se o quão são inteligentes”, observou, dizendo que utilizou uma câmara GoPro e cuja lente dá ideia que o tubarão está mais perto do que na realidade esteve – e que parece mais ameaçador do que a imagem aparenta.

Mal colocou a fotografia no Instagram e no Your Shot, as pessoas começaram de imediato a partilhá-la, talvez pela intensidade transmitida pela imagem. Mas também a debater o assunto.

SOL