Internacional

Indianos queixam-se de cartoon no New York Times

O famoso diário norte-americano pediu desculpas a vários leitores queixosos. O motivo? Um cartoon que celebrava a chegada da primeira sonda indiana a Marte. O desenho mostra um agricultor modesto, com uma vaca magra, a bater à porta de uma casa onde se lê ‘Elite Space Club’ (‘clube de elite do espaço’). Para muitos, era uma forma de depreciar o êxito da sonda Mangalyaan, que chegou recentemente à órbita do planeta vermelho depois de ter sido lançada a 5 de Novembro de 2013.

O feito é único em vários sentidos: os especialistas destacaram o carácter low cost da expedição (menos de 60 milhões de euros) e o facto de ter sido a primeira viagem bem sucedida logo na estreia, batendo, por isso, dois colossos do tal ‘clube de elite’, os norte-americanos e os soviéticos.

Citado pela BBC Online, o editor do New York Times disse que a intenção do cartunista era a oposta à interpretação que os leitores fizeram da obra: “A intenção dele era demonstrar que a exploração espacial já não é do exclusivo domínio dos países ricos do Ocidente”.

ricardo.nabais@sol.pt