Brasil: Marina apoia Aécio na segunda volta

Está desfeito o suspense – se é que havia dúvidas sobre o sentido de voto de Marina Silva. A candidata do PSB declarou este domingo o seu apoio a Aécio Neves (PSDB) na segunda volta das presidenciais.

Brasil: Marina apoia Aécio na segunda volta

A decisão foi anunciada em São Paulo, um dia depois de Aécio se ter comprometido com a maioria das propostas defendidas por Marina durante a primeira volta.

“Tendo em vista os compromissos assumidos por Aécio Neves, declaro meu voto e o meu apoio a sua candidatura. Votarei em Aécio e o apoiarei”, declarou a candidata socialista.

Entre as propostas em causa está um conjunto de medidas de protecção ambiental e de defesa das populações indígenas, tema caro para Marina, oriunda do remoto estado amazónico do Acre.

Marina, que terminou no terceiro lugar na primeira volta das eleições, substituiu Eduardo Campos na candidatura do PSB após a morte deste, em Agosto, num acidente aéreo em Santos. Chegou a ser apontada como a candidata da oposição melhor colocada para enfrentar a Presidente Dilma Rousseff na segunda volta, mas não obteve mais que 21% dos votos.

Dilma, do PT, alcançou 41% dos escrutínios, contra os 33% de Aécio.

A segunda volta é disputada a 26 de Outubro.

pedro.guerreiro@sol.pt