Igreja Católica prepara mudança de atitude em relação aos homossexuais

É uma mudança drástica de tom por parte do Vaticano. De acordo com um documento divulgado esta segunda-feira, a Santa Sé afirma que os homossexuais têm “qualidades” a considerar e mostra-se convicta que deve ser debatida a aceitação de gays na Igreja e o reconhecimento de alguns aspectos positivos dos casais do mesmo sexo.

Igreja Católica prepara mudança de atitude em relação aos homossexuais

Este documento foi elaborado depois de uma semana de debate entre 200 bispos, num sínodo sobre a família, e refere que a Igreja devia encontrar “um espaço fraternal” para os homossexuais sem comprometer a doutrina católica em temáticas como a família e o casamento.

“Os homossexuais têm qualidades que podem oferecer à comunidade cristã: seremos nós capazes de receber estas pessoas, garantindo-lhes um maior espaço na nossa comunidade? Muitos querem encontrar uma Igreja que lhes ofereça uma casa de ‘braços abertos’”, refere o documento.

Ainda que mantenha a posição da Igreja quanto à condenação de actos homossexuais e se oponha ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, a linguagem usada é menos crítica e mais solidária do que a de anteriores documentos.

“Sem negar os problemas morais ligados às uniões por parte de homossexuais, é importante realçar que a ajuda mútua chega ao ponto de ser indispensável para a vida dos parceiros”, pode ler-se.

Recorde-se que, no ano passado, o Papa Francisco afirmou que a Igreja tem de ter uma maior compaixão para com os homossexuais: “Se uma pessoa é gay, procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu para a julgar?”

Os grupos mais conservadores da Igreja já vieram considerar o documento como uma "traição" e até como uma heresia.