Cães mantêm dona viva durante dois dias até chegar ajuda

Este é um daqueles casos em que os cães são muito mais do que os melhores amigos dos seus donos.

Jude Muh, de 76 anos, sofre de Parkinson e vive sozinha em Palmedale (Florida, EUA) com os seus dois cães de raça Golden Retriver. Quando caiu na sua cozinha, fez uma ferida na cabeça e partiu o ombro, ficando incapaz de se mexer e constantemente a entrar num estado de inconsciência.

Durante dois dias, Higgins (dez anos) e Dodger (quatro anos) cuidaram da dona da melhor maneira que sabiam: deitaram-se ao lado de Jude para a manterem quente. Higgins deitou-se nas costas da dona e Dodger junto às suas pernas.

“Fiquei dois dias sem beber e sem comer e eles não me largaram”, recorda à ABC. “O mais importante foi que não me fizeram sentir sozinha”.

Quem encontrou a idosa foi a sua amiga Kathy Jacobs que, depois de ter tentado entrar em contacto com Jude sem sucesso, a encontrou em casa, usando umas chaves suplentes.

“Assim que entrei, encontrámo-la logo no chão. Os cães estavam com ela. Aliás, correram para a porta e depois voltaram para junto da Jude, como se nos estivessem a mostrar onde ela estava”.

Desde o acidente, a idosa já foi submetida a duas cirurgias ao ombro. Mas não tem dúvida de que se está viva, é graças aos seus cães: “Não tenho dúvidas que o fariam de novo”, garante Jude.