Novos iPads e um iMac em 5k: As novidades que a Apple apresentou hoje

Um mês depois da apresentação do Apple Watch, o CEO Tim Cook voltou à carga perante fãs, jornalistas e accionistas cada vez mais exigentes face à capacidade de inovar da gigante tecnológica de Cupertino, Estados Unidos. A Apple revelou esta quinta-feira quatro aparelhos renovados e novidades nos sistemas operativos. Aqui está o resumo:

iPad Air 2

O novo tablet da Apple tem 6,1 milímetros de espessura. É 18% mais fino que o anterior iPad Air. E tem aquilo que será o ecrã (de 9,7 polegadas) com menor reflexo do mercado – apenas 56%.

Será 40% mais rápido que o actual Air, servido pelo processador A8X, um chip de 64-bit baseado no A8 dos iPhone 6 e 6 Plus.

As câmaras sofrem um considerável upgrade. A exterior é uma iSight de 8 megapíxeis capaz de filmar em 1080p Full HD. A frontal absorve agora 81% mais de luminosidade, melhorando a capacidade de detecção facial.

O iPad Air 2 inclui ainda um scanner de impressões digitais Touch ID, o que permite aos utilizadores desbloquearem o tablet com o dedo.

iPad Mini 3

O mais pequeno dos iPads, de 7,9 polegadas, ganha novas cores à terceira geração: prateado, dourado ou “cinzento espacial”. Tem uma câmara iSight de 5 megapíxeis capaz de filmar em 1080p Full HD e Touch ID.

iMac Retina

Dois anos depois, a Apple actualiza o seu desktop. Prioridade máxima ao ecrã, um Retina com uma resolução de 5120 por 2880. Ou seja, para lá de 4k. É 5k.

É também o iMac mais veloz de sempre, com um processador Intel quad-core 3.5Ghz i5. E no entanto, é fino. Muito fino: 5 milímetros no ponto mais estreito.

Mac Mini

Está renovado e a Apple chama-o “o desktop com melhor eficiência energética do mundo”. Tem processador Intel de quarta geração, duas portas Thunderbolt 2 e, pelo menos nos EUA, é lançado com um preço 100 dólares menor que o modelo anterior, a 499 dólares.

Software

Mais novidades. O OS X Yosemite, o mais recente sistema operativo da Apple, que já circula por muitos utilizadores na versão beta, está a partir de hoje disponível gratuitamente na Mac App Store. Novo visual e integração com o iOS 8 (incluindo a possibilidade de fazer telefonemas, transferindo-os do iPhone para o iMac) são os destaques.

Quanto ao iOS, um pequeno preview do que vai ser apresentado na segunda-feira: Apple Pay (isto sobretudo para os utilizadores norte-americanos), o regresso do Camera Roll e uma versão beta da iCloud Photo Library, que permite uma gestão das fotografias guardadas na iCloud a partir de diferentes aparelhos.