OCDE defende redução de funcionários públicos

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) recomenda que Portugal continue a apostar na redução do número de funcionários públicos para melhorar a eficiência dos serviços.

De acordo o relatório "OECD Economic Survey" hoje divulgado, a Organização considera que Portugal deve "continuar a melhorar a eficiência do sector público continuando a reduzir o número de funcionários públicos".

Para a OCDE, esta será também uma forma de continuar a reduzir o peso da despesa com salários da administração pública.

Por outro lado, o relatório refere que apesar de o emprego público ter caído cerca de 8% desde 2012, ainda há "excesso de funcionários em áreas específicas, como as forças de segurança e a educação.

"Com mais de 450 polícias por 100 mil habitantes, a polícia portuguesa é a segunda maior força na Europa", em termos relativos, lê-se no documento.

Já na educação, a OCDE considera que as turmas são "pequenas" e defende por isso que "a qualidade dos professores é mais importante no processo de aprendizagem do que o tamanho das turmas".

Este relatório da OCDE, que é publicado de dois em dois anos, vai ser apresentado esta manhã no Ministério das Finanças pelo secretário-geral da Organização, Angel Gurría, numa cerimónia onde estará também a ministra Maria Luís Albuquerque.

Lusa/SOL