115 condutores detidos por excesso de álcool

A GNR deteve 115 condutores por excesso de álcool durante uma operação de fiscalização à condução sob influência de bebidas alcoólicas que decorreu no domingo, indicou hoje a corporação.

115 condutores detidos por excesso de álcool

Durante a operação "Baco", a GNR testou 3.936 condutores, dos quais 338 circulavam com uma taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei.

A GNR adianta que foram detidos 115 condutores por apresentaram um TAS igual ou superior a 1,20 gramas por litro, o que é considerado crime, e outros 13 por falta de habilitação legal para conduzir.

Durante a operação, que decorreu ao longo do dia de domingo, a GNR multou ainda 614 condutores, nomeadamente 47 por falta de inspecção periódica obrigatória, 37 por falta de cintos de segurança e sistemas de retenção para crianças, 44 por deficiente iluminação e sinalização, 13 por falta de seguro e seis por utilização do telemóvel durante a condução.

Mais de 1.000 militares da Unidade Nacional de Trânsito, dos comandos territoriais e da Unidade de Intervenção da GNR realizaram 414 acções de fiscalização à condução sob influência de álcool e de substâncias psicotrópicas.

As acções de fiscalização foram direccionadas para as vias onde as infracções por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, sobretudo nos acessos a estabelecimentos de diversão nocturna, e existam dados ou indícios da prática de ilícitos de natureza criminal.

Lusa/SOL