As companhias aéreas que permitem levar animais

Segundo um estudo da GfK, mais de metade dos lares portugueses têm um animal de estimação, dos quais 68% tem um cão e 35% um gato. E viajar com o animal de companhia pode ser um enorme prazer, mas quantos já não desistiram da ideia ou porque a companhia aérea não autorizava a entrada de animais…

A eDreams fez um estudo sobre as companhias aéreas que permitem a entrada de animais de estimação, especificando quais podem voar nos seus aviões.

Companhias como a Ibéria, a TAP Portugal e a Transavia permitem a entrada de animais de estimação como cães, gatos, furões, tartarugas e pássaros. O transporte dos mesmos tem de ser feito na cabine ou no porão, consoante o tamanho e peso do animal.

As low-cost Ryanair e easyJet, porém, apenas autorizam a entrada no avião de cães-guias, e em rotas específicas.

Já a British Airwais, a Lufthansa, a Air France, a Vueling.com e a Air Europa permitem que os passageiros voem acompanhados do seu animal de companhia. Apesar de algumas destas companhias apenas permitirem o transporte de cães e gatos, as duas últimas consentem também o transporte de tartarugas, pássaros, peixes e roedores.

A eDreams aconselha, todavia, a reservar com antecedência o seu voo se levar consigo o animal de companhia. É que o transporte de animais na cabine ou no porão está sujeito a confirmação por parte da companhia aérea, por questões de espaço na cabine, ou mesmo no avião.

Não se esqueça é que o animal tem de ir sempre numa transportadora (caixa onde os animais são transportados) de acordo com as medidas e peso estabelecidas pela companhia pela qual viaja, independentemente de ir no porão ou na cabine.

Atenção a um pormenor: o animal tem de ter um ‘passaporte para animais de companhia’, onde deve estar toda a informação do animal de estimação, nomeadamente dados de nascimento, informação sobre vacinação, em especial contra a raiva, e eventuais doenças. Este documento pode ser obtido em qualquer veterinário.