Empresas de Viana amam e cuidam

Em 1999 a ONU divulgou o Pacto Global 5, que apela à participação das empresas na resolução dos problemas mundiais, entendendo que são elementos importantes no desenvolvimento social das comunidades. Em 2001, a Comissão Europeia apresentou o Livro Verde ‘Promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas’, que visa a promoção deste conceito.

Alinhada com estas orientações, a estratégia de desenvolvimento traçada pelo município de Viana do Castelo inclui os pressupostos da responsabilidade social da esfera empresarial.

Concebido pelo município sob o lema ‘Quem ama cuida’, o projecto ‘Cidadania e Voluntariado Empresarial’, o vencedor na categoria Economia da distinção Melhores Municípios para Viver, do qual o SOL é parceiro, é um instrumento facilitador do exercício da responsabilidade social das empresas do concelho.

Na génese da sua criação está a identificação de necessidades pelos parceiros que integram a Rede Social de Viana do Castelo e o estabelecimento de parcerias ou redes com as empresas que pretendem adoptar práticas de responsabilidade social através do voluntariado.

Em função das necessidades existentes, as empresas comprometem-se com o tipo de apoio que querem prestar. Este apoio pode ser regular – consistindo em auxílio prestado no âmbito da sua actividade, sendo assinados protocolos de colaboração entre as partes com a duração de um ano – ou pontual, tratando-se neste caso de uma intervenção isolada a favor de uma instituição.

Consultas, programas de rádio e bolos de aniversário

Exemplos de actuação regular são a realização de rastreios e tratamentos por clínicas dentárias e oftalmológicas, a manutenção de equipamentos e actualização de software por empresas da área de informática ou ginásios que dinamizam actividades físicas dirigidas a crianças e jovens em acolhimento e na área da deficiência.

Mas também há pastelarias que elaboram bolos de aniversário personalizados, cabeleireiros que cortam o cabelo a todas as crianças e jovens institucionalizados, empresas da área de reabilitação que fazem visitas semanais a idosos no seu domicílio, estimulando a sua mobilidade, oficinas e stands de automóveis que oferecem condições especiais na manutenção da frota das instituições, chegando à Rádio Alto Minho, que possibilita a participação de crianças e jovens na apresentação de um programa de rádio, com respectiva visita.

Exemplo de apoio pontual são as iniciativas ‘Outdoor Solidário’ onde colaboradores de uma empresa passam um dia de trabalho a intervir numa instituição, contribuindo com tarefas como a pintura de paredes e renovação de móveis ou acções de formação, entre outras.

O alargamento do projecto está em perspectiva, prevendo-se no futuro próximo a criação de uma plataforma digital para gestão dos recursos das empresas e das necessidades sociais. O objectivo é facilitar o acesso à informação, potenciar a acção voluntária e monitorizar a capacidade de respostas e intervenções efectuadas.

Em funcionamento desde 2012, aderiram 27 empresas em 2013, número que cresceu para 45 em 2014. Desde o início da execução do projecto, já beneficiaram das acções de voluntariado cerca de 700 pessoas.

teresa.oliveira@sol.pt