Mini admite que tem carros a mais e vai reduzir gama

A marca de automóveis Mini tem lançado vários modelos nos últimos anos, desde SUV, descapotáveis ou desportivos de dois lugares. Agora o caminho parece ser o inverso, com a gama a perder três modelos em breve.

Foi o próprio patrão da Mini e membro do conselho de administração da BMW, Peter Schwarzenbauer, que anunciou a redução esta semana. A marca alemã, relançada em 2001 com o tradicional Mini de três portas, tem neste momento oito modelos e dez versões distintas, além de edições especiais.

Os Mini que deverão desaparecer são o Coupé (de dois lugares, mas mais caro do que o de três portas e cinco lugares), o Roadster (descapotável com as mesmas diferenças) e o Paceman (um mini-crossover de três portas com preço igual ao Countryman, de cinco).

Os responsáveis da Mini pretendem concentrar-se apenas em modelos “super-heróis”, nas palavras de Peter Schwarzenbauer. Garantidos nessa lista estão apenas o Mini de três portas (fechado ou descapotável, o Countryman, o recentemente lançado Mini de cinco portas e o Clubman, que vai receber nova versão no próximo ano. Também as edições desportivas John Cooper Works destes modelos também vão manter-se.

emanuel.costa@sol.pt