6 dicas para lidar com o stress do Natal

O Natal é a altura de paz, amor, alegria… e do stress. Surgem milhares de problemas ao mesmo tempo e não sabemos como lidar com tudo:

– Comprar enfeites de Natal;

– Fazer a lista dos presentes para oferecer;

– Fazer a lista dos presentes alternativos;

– Arranjar tempo para ir comprar os presentes;

– Escrever cartões de Boas Festas;

– Tratar das coisas para a ceia com 3 ou 4 dias de antecedência;

– Ir na véspera distribuir bolos-rei pelos conhecidos;

– Arranjar tempo para embrulhar os presentes todos;

– E mais 30 mil imprevistos que surgem pelo caminho.

É muita coisa, é verdade. Muitas vezes chegamos à meia-noite e caímos para o lado sem ver o Pai Natal a descer pela chaminé…

No entanto, existe uma forma de tentar ‘suavizar’ o stress da preparação para o Natal. O site health.com criou uma lista de dicas que o vão ajudar a lidar com os momentos de mais pressão, sem que tenha de abdicar de fazer os doces tradicionais ou de comprar presentes para os filhos, os sobrinhos, os primos, etc.

O SOL inspirou-se nesta mesma lista e decidiu oferecer-lhe alguns conselhos para lidar com a ‘correria’ do Natal:

1.    Comece JÁ: Até já devia ter começado. Mas ainda vai a tempo. Comece a comprar presentes de Natal com bastante antecedência. Não deixe tudo para a última da hora. Poupa tempo e consegue ver todas as lojas que quer com calma.

2.    Não passe a vida a refazer a lista: Quer seja de presentes ou de tarefas. Tire uns minutos para escrever quais os presentes que quer oferecer, quais lides domésticas com que se irá ocupar e não volte a tocar na lista. Quantas mais vezes rescrevemos o rol de tarefas original, mais coisas acrescentamos e, consequentemente, mais trabalho temos.

3.    Cuidado com as doses: Não vale a pena fazer 50 fatias douradas, 40 azevias, 60 sonhos e um peru de três quilos se a ceia for composta apenas por três pessoas. É normal que queira mostrar os seus dotes culinários com pratos tradicionais, mas não vale a pena passar horas na cozinha para depois ficar mais de metade no prato. Resumindo: Tenha atenção às quantidades.

4.    Continue a fazer desporto: Se não costuma praticar exercício físico regularmente pode ‘saltar’ para o ponto seguinte (já agora, que tal começar a pensar numa inscrição no ginásio? Era um bom presente para oferecer a si próprio). Se é adepto de desporto e costuma ir dar uma corrida dia sim, dia não, não pare durante o Natal. O exercício físico ajuda a ‘limpar’ a mente e aliviar as tensões no corpo. Lá por ter chegado a época natalícia, não significa que tenhamos que parar de suar. Arranje meia hora para fazer desporto: Vai ver que o vai ajudar a lidar com todas as pressões que possam existir.

5.    Acredite, o que conta é a intenção: Claro que os mais pequenos querem um peluche gigante da Disney ou a última consola. Mas os mais velhos ligam realmente ao facto de se ter lembrado deles. Não é preciso arranjar um presente muito elaborado, basta mostrar que não se esqueceu da pessoa em causa. Claro, não basta comprar uma caixa de pastilhas elásticas na bomba de gasolina mais perto – isso só reflecte desleixo e falta de consideração. Mas uma caixa de chocolates, uma pulseira ou um par de pantufas divertidas são, por vezes, os melhores presentes que pode oferecer.

6.    Rodeie-se das pessoas que mais gosta: O Natal é para ser passado com as pessoas que mais gostamos e essas não se importam de partilhar tarefas consigo. Afinal, o Natal é sobre a família. Quem melhor para nos ajudar a preparar a ceia do que a nossa mãe? E que tal aproveitar o facto do pai ter jeito para comprar presentes giros? Pode também pôr a sua irmã mais nova a escrever os cartões de Natal… Há sempre alguém disponível para ajudar. E se não costuma passar muito tempo com a família, o mesmo se aplica aos amigos. Porque, afinal de contas, eles são a família que nós escolhemos.

joana.alves@sol.pt