Sonae lança nova rede de lojas dedicada a cães e gatos

O grupo Sonae abriu hoje a sua primeira loja Zu, um novo formato de retalho especializado em produtos e serviços para cães e gatos.

A Galeria Continente de Matosinhos foi o local escolhido para estrear o novo conceito, que, segundo um comunicado da retalhista, deverá privilegiar a expansão nos grandes centros urbanos nos próximos anos. 

Na informação enviada à imprensa, o grupo não detalha, porém, quais os objectivos para esta insígnia quanto a número de lojas, resultados ou investimento.

“Um dos pilares estratégicos da Sonae é a alavancagem das suas competências e activos, explorando novas oportunidades de crescimento. O lançamento da Zu enquadra-se nesta estratégia e visa responder à vontade das famílias portuguesas de beneficiarem de produtos de qualidade e serviços especializados para cães e gatos a preços competitivos”, explica o presidente executivo da Sonae MC, Luís Moutinho.

Alimentação, produtos de higiene, têxteis, brinquedos e acessórios serão o forte nas lojas ZU, onde, a curto prazo a Sonae deverá disponibilizar também serviços veterinários, treino e grooming.

Ainda que dedicada apenas a cães e gatos, esta é a segunda insígnia que a Sonae dedica a animais de estimação. Há alguns anos, a companhia liderada por Paulo Azevedo – que também detém o Continente, a Mo, a Worten ou a Sportzone – criou a Pet&Plants, que junta no mesmo espaço flores e plantas, artigos de jardim e produtos destinados animais de companhia.

Estudos recentes mostram que os cães e os gatos são os animais de estimação preferidos dos portugueses, ainda que os cães sejam os predilectos.

Segundo o estudo TGI da Marktest, publicado no início do ano, o número de portugueses que possui um ou mais cães supera o dos donos de outros animais.

No total, 39% dos residentes em Portugal continental tem pelo menos um cão. E 26,5% têm gatos. Os pássaros surgem em terceiro lugar, referidos em 21,4% dos lares inquiridos.

ana.serafim@sol.pt