Filme ‘Ida’, de Pawlokowski, vence prémio Lux 2014

O Parlamento Europeu atribuiu o prémio de cinema Lux 2014 ao filme “Ida”, de Pawl Pawlikowski, uma produção polaco-dinamarquesa já distinguida com os principais prémios da Academia Europeia de Cinema, anunciou hoje, em Estrasburgo, o presidente da assembleia.

"Ida" é um filme de época que se passa na Polónia comunista, em 1962, e retrata a vida de Anna, que está prestes a celebrar os votos religiosos, mas que, entretanto, descobre o seu passado e os muitos segredos que ele contém.

O filme já foi distinguido, no passado domingo, com os principais prémios da Academia Europeia de Cinema, nomeadamente "Melhor Filme", "Melhor Realizador" e "Melhor Argumento".

Os outros filmes finalistas ao Prémio Lux 2014 eram "O Inimigo da Classe", de Rok Bicek (Eslovénia), e "Raparigas", de Céline Sciamma (França).

O prémio Lux foi criado em 2007 pelo Parlamento Europeu e é atribuído anualmente, com o objectivo de promover os filmes produzidos na Europa que contribuam para fomentar a identidade e a diversidade cultural europeias.

Os filmes finalistas são legendados nas 24 línguas oficiais da UE, com financiamento do Parlamento Europeu, e são projectados em salas de cinemas em todos os 28 Estados-Membros durante os "Lux Film Days".

O filme vencedor é escolhido pelos eurodeputados que participam na votação realizada nas semanas que antecedem a entrega do prémio.

Lusa/SOL