Futebol para inglês ver

Com a vitória de terça-feira frente ao Watford (1-3), o Chelsea de José Mourinho garantiu um lugar nas meias-finais da Taça da Liga inglesa. E também o prolongar, até ao final de Janeiro, da sobrecarga de jogos que todos os anos afecta os clubes da Premier League na época natalícia.

Futebol para inglês ver

Se os principais campeonatos europeus entram em períodos de interregno após a jornada deste fim-de-semana – na sua maioria apenas para a pausa natalícia, noutros para contornar o rigor do Inverno -, os ingleses não só se mantêm em competição como intensificam a dose.

Os pupilos de Mourinho fecham a jornada 17 na segunda-feira, com uma visita ao Stoke City, e abrem o famoso Boxing Day – o nome vem das caixas com presentes de Natal, distribuídos em Inglaterra no segundo feriado consecutivo da época (dia 26) – com a recepção ao West Ham United às 12h45.

Depois terão direito a quase 48 horas de descanso, pois no domingo, dia 28, sobem ao relvado do estádio do Southampton às 14h05. Menos sorte terão os jogadores de Manchester United e Tottenham, que terminam os seus jogos do Boxing Day perto das 17h e se defrontam no domingo às 12h – pouco mais de 43 horas de descanso.

“É exaustivo”, lamentou várias vezes Alex Ferguson durante a sua passagem de mais de 26 anos pelo comando do Manchester United. “Jogamos oito ou nove jogos na pior época do ano. Os relvados estão pesados, o clima é mau e no fim do campeonato temos muitos jogadores com distensões musculares e outras lesões”, referiu em 2010, sublinhando que não só os clubes saem prejudicados: “A Alemanha pára sempre um mês em Janeiro e a sua selecção aparece nos Mundiais sempre melhor do que todos esperam”.

“Digo isto há 30 anos”, desabafou o mais titulado dos treinadores britânicos. Mas nada muda, até porque os estádios continuam a encher nos dias festivos e as audiências televisivas batem recordes, por não haver concorrência de ligas de outros países. A antiga estrela da selecção inglesa, Gary Lineker, resumiu o sentimento numa frase recordada todos os anos: “É a oportunidade para sair de casa, quando estamos fartos de aguentar a sogra, beber umas cervejas e ver futebol”.

Fora da Grã-Bretanha os argumentos de Ferguson têm mais adeptos. Em Portugal, por exemplo, os regulamentos proíbem jogos com menos de 72 horas de intervalo para salvaguardar a integridade física dos jogadores. Ainda assim, depois de muitos anos com pelo menos duas semanas de pausa natalícia, o futebol português é agora dos poucos a nível europeu que terão acção entre o Natal e o Ano Novo.

Será com a estreia dos principais emblemas na Taça da Liga e não uma jornada da Primeira Liga, que entre as oito competições europeias analisadas é aquela que menos rondas disputou até ao momento. Desde a estreia a 15 de Agosto, cada equipa realizou 14 jogos, o que representa uma média inferior a um jogo por semana. E o ritmo não vai aumentar muito, pois a Primeira Liga acabará, em Maio, apenas uma semana antes da russa, que disputou a última ronda a 8 de Dezembro e só regressa aos relvados em Março.

nuno.e.lima@sol.pt