A playlist de Alexandra Ho* #11

Depois dos balanços de 2014, é a vez de anteciparmos o que aí vem em termos de música em 2015. Entre os lançamentos mais aguardados destacam-se nomes de peso como Kanye West, Björk e PJ Harvey (que além de gravar álbum novo, vai permitir a alguns sortudos que assistam às sessões em estúdio), mas também…

O primeiro deles é o de Panda Bear, alter ego de Noah Lennox, que edita já na segunda-feira o colorido e cerebral “Panda Bear Meets the Grim Reaper”. O disco será tocado ao vivo em Portugal em dois concertos: a 11 de Março no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e no dia seguinte no Gnration, em Braga.

Este mês também seremos brindados com a indie pop dos escoceses Belle&Sebastian, intitulado “Girls in Peacetime Want to Dance”, e o garage rock de Hanni El Khatib, com “Moonlight”.

Em Março, no dia 16, ficamos a conhecer a aventura a solo de Will Butler, dos Arcade Fire, que edita “Policy”. O primeiro single do registo de estreia é ‘Take My Side’, tema fiel ao espectro sonoro da formação de Montreal. E a 23 deste mês, a inglesa Laura Marling, que em 2013 editou um dos álbuns do ano, regressa com ‘Short Movie’.

Quem já anunciou disco para 2015, mas ainda não revelou as datas de lançamento foram os rappers Kanye West e Kendrick Lamar. Sobre os registos, West mostrou ao mundo, no primeiro dia do ano, ‘Only One’, balada com Paul McCartney ao piano, e Lamar deu a conhecer ‘i’. No campo da pop electrónica, Grimes e Twin Shadow também terão álbuns novos.

No campo das revelações, há vários nomes a ter com conta, mas são poucos os que já mostraram publicamente material. O britânico Jai Paul e o canadiano Tobias Jesso Jr são dois deles. Esperemos que os discos sejam tão promissores como os singles ‘BTSTU’, do primeiro, e ‘Hollywood’, do segundo.

alexandra.ho@sol.pt 

* Alexandra Ho é a jornalista que trata temas de música no SOL. À sexta-feira apresenta uma banda-sonora para o fim-de-semana, para ouvir as vezes que apetecer.