Moedas discute investigação em saúde com Bill Gates

Carlos Moedas, Comissário Europeu para a investigação, ciência e inovação, recebeu hoje em Bruxelas Bill Gates na qualidade de presidente da Bill & Melinda Gates Foundation.

Moedas discute investigação em saúde com Bill Gates

Na reunião foram abordados temas relacionados com a investigação na área da saúde como pilar central na ajuda ao desenvolvimento.

A política europeia de investigação dispõe de programas de apoios e instrumentos financeiros que visam o combate a doenças como sida, tuberculose, malária e outras doenças tropicais, áreas onde a Bill & Melinda Gates Foundation tem sido líder global.

A caminho do Fórum Económico Mundial em Davos,  onde o comissário continuará a debater este e outros temas, Carlos Moedas sublinhou que "para erradicar doenças como a tuberculose e a malária é obrigatório unir esforços. Tem que haver investigação avançada e tem que haver acção concertada entre a UE e os Estados, com a participação do sector privado e a filantropia".

Carlos Moedas aproveitou a reunião com Bill Gates para recordar que a sua primeira decisão como comissário europeu, em Novembro de 2014, consistiu precisamente em lançar um novo programa de testes clínicos para a procura de uma vacina contra o ébola.

Discutiu-se ainda o trabalho conjunto da Comissão Europeia e da Fundação num programa de desenvolvimento de testes clínicos em Países em desenvolvimento (EDCTP-2). Esta parceria, à qual recentemente se associou a Fundação Calouste Gulbenkian, dispõe de um orçamento de 2 mil milhões de Euros para os próximos 10 anos.