Turistas criticam Auschwitz no TripAdvisor

O TripAdvisor – um site norte-americano de viagens – dá muito jeito para algumas coisas. Mas é preciso não esquecer que todas as pessoas podem deixar críticas e comentários… 

Por incrível que pareça, alguns utilizadores do site mostraram-se bastante decepcionados com a ida a Auschwitz – uma rede de campos de concentração nazis, localizada na Polónia. E fizeram questão de deixar um comentário a criticar a visita.

“A viagem é muito longa, com muito pouco tempo para descansar, o que fez com que ficasse com dores nas costas. Existem cinzas humanas expostas numa parte do museu”, lê-se numa das críticas, feita em Agosto de 2013.

Apesar de apreciarem o local, alguns turistas fazem questão de apontar os erros ‘técnicos’: “Eu sei que a Polónia consegue fazer muito melhor do que isto, tendo em conta as suas infra-estruturas e as suas minas de sal”, afirma um utilizador, depois de ter tido sérias dificuldades em estacionar no local. Esta crítica foi feita há dois dias. 

Recorde-se que este campo de concentração deixou de estar activo exactamente há 70 anos, com a vitória dos aliados. O Exército Vermelho chegou a Auschwitz a 27 de Janeiro e encontrou 7500 prisioneiros, 600 cadáveres. Dez dias antes, mais de 50 mil prisioneiros tinham sido evacuados pelas forças nazis para um outro campo de concentração – Bergen-Belsen, na Alemanha. Milhares morreram pelo caminho.