LifeStyle

Quer emagrecer? Trema de frio

Pelos vistos, passar frio não faz assim tão mal. De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisas Médicas Garvan, em Sydney, e nos Institutos Nacionais de Saúde Americanos, os mais friorentos têm mais probabilidade de emagrecer facilmente do que os mais encalorados. 


Isto porque o frio faz com que o corpo produza mais calor para manter a temperatura normal do organismo, um processo que o obriga a queimar tantas calorias quanto uma actividade física.

Num primeiro teste, os voluntários foram colocados numa sala com temperaturas entre os 12ºC e os 18ºC. Num segundo, os mesmos voluntários estiveram uma hora a fazer exercício físico.

"Chegámos à conclusão que andar de bicicleta durante uma hora a um ritmo moderado produzia a mesma quantidade de irisina  que tremer durante 10 a 15 minutos", explicou Paul Lee, coordenador do estudo. Recorde-se que a irisina é uma hormona que transforma o tecido adiposo branco (a gordura que armazena energia) em tecido adiposo castanho (que usa energia para gerar calor).

A explicação pode estar no facto de o exercício físico e o tremer provocarem os mesmos efeitos nos músculos, explica Lee.

Os comentários estão desactivados.