Machete: ‘Já existe uma guerra a decorrer’ na Ucrânia

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, afirmou hoje que “já existe uma guerra” a decorrer na Ucrânia, uma situação “muito grave” que disse esperar que seja ultrapassada esta quarta-feira na nova ronda de negociações.  

Machete: ‘Já existe uma guerra a decorrer’ na Ucrânia

O ministro, que falava numa audição na comissão parlamentar de Assuntos Europeus, respondia a uma pergunta do deputado do PSD António Rodrigues sobre se existe perigo de guerra na Ucrânia.

"Guerra já existe, mas não uma guerra normal clássica entre a Rússia e países ocidentais ou os Estados Unidos", considerou Rui Machete, que lembrou que no conflito armado, que dura há dez meses e já fez mais de 5.000 mortos, opõem-se "separatistas russófilos apoiados por tropas russas e com armamento russo extremamente sofisticado e um mal preparado exército ucraniano". 

"A dimensão do conflito e os riscos para a paz são sérios", advertiu.

Para Rui Machete, as sanções que a comunidade internacional tem decidido relativamente à Rússia, que acusou de violar o direito internacional, "são um meio relativamente eficaz, mas que infelizmente não tem produzido os efeitos que se pretenderiam".

"Acima das sanções, os meios começam a aproximar-se do conflito bélico. Estamos longe disso. Daí que haja todo o cuidado em ultrapassar essa fase", referiu.

Rui Machete expressou votos de que a cimeira de paz convocada para esta quarta-feira em Minsk "dê resultados", apesar de no início da sua intervenção na comissão parlamentar ter admitido tratar-se de "uma esperança mitigada".

Na audição, o socialista Vitalino Canas disse ver "com muita preocupação a evolução dos acontecimentos" e "não se vê grande resultado" da imposição das sanções.

O deputado do CDS Ribeiro e Castro afirmou que a Europa enfrenta, nas suas fronteiras, "uma crise perigosíssima, quasi-militar" e disse esperar "inspiração no encontro de paz". 

Lusa/SOL