Brigada Victor Jara ganha novo recorde de crowdfunding em Portugal

A Brigada Victor Jara, mítica banda criada em 1975, conseguiu bater o recorde de fundos angariados através de uma campanha de crowdfunding em Portugal. 

Através da plataforma PPL, dedicada apenas a projectos que pedem financiamento colectivo para existir, a formação de Coimbra conseguiu angariar o montante de 23 643 mil euros para reeditar a sua discografia completa este ano, assinalando assim os seus 40 anos de existência. 

Segundos dados da PPL, foram 512 fãs que viabilizaram a edição de “Ó Brigada!”, uma caixa que contará com os dez discos de originais da banda, bem como um livro com testemunhos dos músicos e de, entre outros, convidados como Carlos do Carmo, Sérgio Godinho, Vitorino e Janita Salomé. 

Todas as pessoas que contribuíram para a campanha (cujo montante pedido era de 7500 euros), vão receber CD ou posters autografados pelos membros da Brigada Victor Jara, grupo que teve um papel importante na divulgação da música de cariz tradicional e popular nacional nas décadas de 1970 e 80.

A campanha que detinha o recorde anterior era a 3D Antártida – projecto do Grupo Polar da Universidade de Lisboa que visava a aquisição de um drone para monitorizar os efeitos das alterações climáticas em áreas que registaram degelo na Península Antártica e do Árctico –, lançado em Janeiro de 2014 e que angariou 21 917 euros, através de 302 apoios. 

Apesar do recorde pertencer agora à Brigada Victor Jara, o projecto que conseguiu mais dinheiro em Portugal através de crowdfunding foi Por Ela, de Nuno Markl, com 40 563 euros. Porém, como não atingiu o objectivo de 100 mil euros o apoio foi devolvido aos 1879 financiadores e o projecto cancelado. 

alexandra.ho@sol.pt