Doninha apanha boleia de pica-pau e faz furor na Web

Martin Le-May estava a dar um passeio com a mulher por um parque no Leste de Londres quando ouviu um “grasnar desesperado”. O som vinha de um pica-pau saído dos arbustos. O homem, fotógrafo amador, pegou na sua máquina e disparou o obturador por várias vezes, enquanto o pássaro levantava voo e se afastava, fazendo…

Ao descarregar as imagens no computador, Le-May, de 52 anos, confirmou as suas melhores expectativas: tinha conseguido captar o momento em que o pica-pau leva, em pleno voo, a doninha às costas. O que não esperava era a onda de comentários entusiásticos e partilhas que esta imagem gerou nas redes sociais. Milhões de cibernautas ficaram comovidos com a fotografia em que a doninha parece abraçar o ‘hospedeiro’. De imediato surgiram também variações humorísticas sobre o tema, com o mesmo pica-pau a transportar John Travolta, Miley Cyrus, o feiticeiro Gandalf do Senhor dos Anéis ou até um elefante.

Muitos outros, no entanto, puseram em causa a autenticidade da imagem. “A resistência do ar teria puxado para trás a ponta das penas, o que não acontece nesta fotografia”, dizia um comentário à notícia no site da National Geographic. No entanto, um especialista consultado pela revista norte-americana considerou não haver incongruências e que, além disso, seria extremamente difícil compor uma imagem com estas características. No mesmo texto, um naturalista da Federação Nacional de Vida Selvagem, da Virgínia (EUA), afirmava que “embora pareça um acontecimento bizarro, não é completamente surpreendente se soubermos alguma coisa acerca destas duas espécies”.

No sentido contrário, o twitter do órgão tailandês The Durian Nation mostra uma ampliação da foto com o seguinte comentário: “Um atento mostra que a doninha está a usar um relógio de pulso – um erro comum em filmes quando se usam doninhas treinadas”. Deverá este comentário ser levado a sério? Há quem acredite que sim – em todo o caso uma doninha às costas de um pica-pau não é uma situação muito mais inverosímil do que uma doninha a usar um relógio de pulso.

Veja a imagem original aqui

 

jose.c.saraiva@sol.pt