Top 10 vinhos portugueses

Os vinhos JMF Moscatel Superior 1911, Quinta dos Carvalhais Branco Especial e Menino António Alicante Bouschet 2012 são os grandes vencedores do TOP 10 Vinhos Portugueses, evento integrado na 12.ª edição da Essência do Vinho, que decorreu entre 26 de Fevereiro e 1 de Março no Palácio da Bolsa, Porto.  

Na manhã de 26 de Fevereiro, no Salão Árabe, um júri internacional provou e avaliou, em prova cega, um total de 54 vinhos portugueses (brancos, tintos e generosos) que entretanto tinham sido pré-seleccionados pelo painel de provadores da revista Wine.

Os jurados começaram por provar os seis brancos seleccionados, dos quais teria de sair um para integrar a lista do TOP 10. O escolhido foi o Quinta dos Carvalhais Branco Especial (Sogrape) que se bateu, entre outros, com o Soalheiro Primeiras Vinhas, o Quinta do Monte D'Oiro Madrigal Viognier e o Quinta de Pinhanços Altitude.

Nos tintos, a dificuldade de escolha aumentava, pois teriam de ser escolhidos oito vinhos de entre 38. O que levou a nota mais alta foi o já referido Menino António Alicante Bouschet 2012 (da alentejana Herdade da Malhadinha Nova, a que se seguiram: Malhadinha 2012 (2.º, Herdade da Malhadinha Nova, Alentejo); Quinta do Vale D. Maria Vinha do Rio 2012 (3.º, Lemos & Van Zeller, Douro); Quinta do Ribeirinho Baga Pé Franco 2010 (4.º, Luís Pato, Bairrada); Terrenus Reserva Vinhas Velhas 2011 (5.º, Rui Reguinga, Alentejo); Procura 2012 (6.º, Susana Esteban, Alentejo); Antónia Adelaide Ferreira 2010 (7.º, Sogrape, Douro) e Dona Maria Reserva 2009 (8.º, Júlio Bastos, Alentejo).

Chegámos, finalmente, aos vinhos generosos, onde se teria de eleger um de entre dez. E aqui o destaque vai inteirinho para o vinho mais premiado pelos jurados, o espectacular JMF Moscatel Superior 1911 que ainda há bem pouco tempo entrou num leilão muito especial feito pela José Maria da Fonseca. Tratou-se de 100 garrafas históricas de 1911, afinal a primeira colheita da República. 

jmoroso@netcabo.pt