‘Panenka’ sem gás elimina Benfica da Youth League

Fim da linha para o vice-campeão da Europa na Liga jovem da UEFA. O Benfica foi esta terça-feira eliminado pelo Shakhtar Donetsk nas grandes penalidades (5-4), após o empate a um golo durante o tempo regulamentar, e falhou o acesso às meias-finais da competição.

A equipa de João Tralhão até entrou bem na partida, com um golo de João Carvalho perto do intervalo (42’), mas o segundo tempo revelou-se uma desilusão para as ‘águias’. Logo após a subida ao relvado, Romário Baldé teve nos pés a hipótese de carimbar o apuramento mas não teve força suficiente para resolver o encontro.

Chamado à conversão de uma grande penalidade, o avançado dos ‘encarnados’ apontou um dos piores ‘Panenka’ dos últimos tempos. A bola saiu sem força e acabou por ‘morrer’ em cima da linha de golo, para uma defesa fácil do guardião ucraniano.

Pouco tempo depois, Shtander restabeleceu a igualdade (64'), na sequência de um livre, e levou o jogo para prolongamento. O empate só foi desfeito na lotaria das grandes penalidades: Diogo Gonçalves foi o primeiro a tentar e o único que falhou, deixando as ‘águias’ pelo caminho.

A sorte sorriu ao Shakhtar, que irá agora defrontar nas ‘meias’ da Youth League o vencedor do Anderlecht-FC Porto.

hugo.alegre@sol.pt